You are currently viewing 10 coisas que aprendemos errado

10 coisas que aprendemos errado

“Quem tem boca vai a Roma!”. Até pouco tempo atrás pensávamos estar correta essa expressão conforme grafada no início, e atribuía tal ditado à necessidade de perguntar para não ficar perdido.

Se você também pensava assim infelizmente você também foi enganado!

Tal expressão tem por origem o hediondo hábito que houvera na antiga Roma em que muitas mulheres tomadas de devassidão rumavam à capital do nefando império.

E encontrando-se elas em tão tenebroso lugar, aí se dedicavam às mais depravadas e debochadas práticas fazendo o uso da boca para o exercício da sua obra do pecado.

Diz-se pois de quem tem boca que vaia Roma (do verbo vaiar) por ser aquela cidade lugar de deboche e porcaria tal que aí rumavam todas as prostitutas e rameiras do mundo de então a fazer abominação.

Baseando nessa ideia, reunimos 10 coisas que aprendemos errado só de ouvir e nunca pesquisamos pra saber se realmente era verdade.

Inscreva-se em nosso canal no YouTube: Sabia Dessa?

1- As centopeias têm cem patas: 

O nome “centopeia” vem do latim e significa “com cem patas”, mas não há nenhum registro que prove que o animal tenha esse exato número de patas.

2- Avestruzes enterram a cabeça quando se sentem em perigo: 

Os avestruzes, normalmente, saem correndo quando estão com medo, ou atacam quando não têm para onde correr. Eles realmente cavam buracos com seus bicos, mas para criar ninhos para seus ovos.

3- Dormir rodeado de plantas é perigoso: 

No período noturno, as plantas consomem oxigênio e liberam anidrido carbônico, mas a quantidade de gás liberada é tão pouca que só seria prejudicial se você estivesse totalmente cercado de plantas em um local fechado.

4- Os touros se irritam com a cor vermelha:

Os touros são daltônicos, portanto só conseguem diferenciar o branco, o preto e alguns tons de cinza. O que os deixam irritados são os movimentos feitos pelo toureiro.

5- Papai Noel vem de terras frias:

Ainda que as imagens populares pintem o bom velhinho em seu trenó puxado por renas saindo de um ambiente com neve, a verdade é que São Nicolau de Bari, o santo no qual a lenda é baseada, nasceu em Lycia, no país que hoje conhecemos como Turquia.

6- A água só entra em ebulição quanto atinge 100 ºC:

Para a água ferver, a pressão de vapor deve se igualar à pressão atmosférica. Se você for cozinhar ao nível do mar, a temperatura da água ao ferver será de 100°C, mas se você estiver no Himalaia, por exemplo, ela deve ferver a uma temperatura bem mais baixa.

7- O animal mais comprido do mundo é a baleia azul:

Só que não. Os sifonóforos são os animais mais longos do mundo, e podem chegar a assombrosos 50 metros, o equivalente à metade de um campo de futebol, para se ter uma ideia.

8- O Saara é o maior deserto do mundo:

Associamos a palavra deserto a temperaturas elevadas, o que leva à conclusão de que o gigante arenoso da África é o maior do mundo. Mas a verdade é que a Antártida é o maior deserto do mundo com seus 14 milhões de quilômetros quadrados, enquanto o Saara possui 9,4 milhões de quilômetros quadrados.

9- A montanha mais alta do mundo é o Everest:

O pico tibetano mede 8.848 metros, o que é pouco quando comparado ao tamanho do Mauna Kea, um vulcão havaiano que emerge do Pacífico. Embora apenas 4.205 metros do seu tamanho se projetem acima do nível do mar, a maior parte da estrutura (cerca de 6 mil metros) fica escondida embaixo da água do mar. No total, são quase 2 mil metros a mais que o Everest.

10- O primeiro animal no espaço foi a cadela Laika:

Muitos animais já fizeram um passeio no espaço: tartarugas, aranhas, macacos, cachorros e até moscas já foram parar lá. Mas o primeiro tripulante não-humano no espaço não foi a cachorrinha Laika, e sim uma simples mosca-de-fruta que foi enviada por tripulantes norte-americanos, em um foguete V-2.

Se você conhece outras coisas que aprendemos errado, comente abaixo para que todos saibam.

Futuramente faremos uma nova lista com novas curiosidades!

Você pode gostar: 12 maiores mitos da saúde

Winne Mariana

Roteirista do Canal "Sabia Dessa?"