10 fatos sobre os sonhos que você não sabia

Sonhar é uma experiência incrível que todo mundo já experimentou. Diversas culturas acreditam que os sonhos têm poderes premonitórios ou uma expansão da consciência. Para a ciência, é uma imaginação do inconsciente. Para a psicanálise o sonho é o espaço para realizar desejos inconscientes reprimidos. Não sabemos por que acontecem, mas há alguns fatos sobre eles que foram comprovados pela ciência. Confira:

1- Você só se lembra de 10% do que sonhou

5 minutos depois de acordar, você já esquece metade do que sonhou. Em 10 minutos, 90% dos sonhos já se foram. E por mais que você se esforce, nunca vai conseguir lembrar do início do sonho.

2- Pessoas cegas também sonham

Pessoas que ficaram cegas depois do nascimento conseguem sonhar com imagens. Aquelas que nasceram cegas não veem imagens, mas seus sonhos são cheios de vida com sons, cheiros, sensação de toque e emoções.

3- Todo mundo sonha

Todas as pessoas sonham, exceto aquelas com algum distúrbio psicológico extremo. Quando você acha que não sonhou à noite é porque já se esqueceu.

sonhando

4- Só sonhamos com rostos conhecidos

Nosso cérebro não é capaz de criar rostos. Se sonhamos com uma pessoa é porque já vimos em algum momento, mesmo que você não se lembre.

5- Nem todo mundo sonha colorido

12% da população sonha em preto e branco. Antes da década de 1960, a maioria das pessoas sonhavam em preto e branco, hoje apenas 4.4% dos sonhos de menores de 25 anos não são coloridos. Pesquisas sugerem que isso mudou devido à transição dos filmes e TV’s de preto e branco para colorido.

sonhar-1

6- Você pode ter de 4 a 7 sonhos numa noite

Em média, sonhamos de uma a duas horas por noite.

7- Animais também podem sonhar

Segundo estudos, diversos tipos de animais mantêm atividade cerebral durante o sono, assim como os humanos.

8- Paralisação do corpo

Quando entramos no sono REM (sono profundo), nosso corpo é paralisado pelo nosso cérebro para evitar movimentos bruscos durante o sono. Às vezes acontece da nossa mente despertar durante o sono REM e não conseguirmos nos mexer, é a chamada paralisia do sono, quando esse distúrbio acontece vem acompanhado de alucinações que podem durar até 5 minutos. Saiba mais sobre a paralisia do sono aqui.

paralisia-do-sono

9- Incorporação dos sonhos

A nossa mente pode interpretar estímulos externos e torná-los parte de nossos sonhos, por exemplo, podemos ouvir uma música em nosso sonho se ela estiver tocando no “mundo real”.

10- Homens e mulheres sonham diferente

Os homens, geralmente, geram emoções mais agressivas em seus sonhos. Além disso eles sonham mais com outros homens do que as mulheres. 70% dos “personagens” de sonhos masculinos são homens.

Fonte: lifetips

Agora conta pra gente, qual foi o sonho mais estranho que você já teve?

Comentários

Veja outras postagens dos nossos parceiros:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *