10 palavras que todo fã de séries precisa conhecer

As séries de televisão têm conquistado milhares de fãs por todo o planeta. Neste universo mágico podemos encontrar drama, comédia, terror, fantasia, entre outros. E pra ficar ainda mais legal, existem algumas palavras e expressões que só os mais apaixonados conseguem entender o que significa. Se você é um fã recém-chegado no mundo das séries, tem dúvida sobre alguma palavra, mas tem vergonha de perguntar, este post foi feito pra você! Confira as 10 palavras mais usadas no mundo das séries, que todo seriemaníaco tem que saber!

1- Webisodes: São episódios feitos especialmente para a internet, para serem vistos diretamente lá ou baixados. Um exemplo de série que fez isso foi The Walking Dead.

2- “Dramédia”: É aquele tipo de série que é um drama mas tem toques de comédia ou vice-versa. Resumindo: Drama+Comédia= Dramédia. Um exemplo de dramédia é Gilmore Girls.

3- Fall Season: É o período mais importante na TV americana para as séries. As novas temporadas das séries de sucesso, e as novas apostas dos canais entram no ar durante esse período, que geralmente começa em setembro e vai até maio.

4- Mid Season: Entre um fall season e outro, acontece o mid season, que seria a “temporada do meio”. É nesse período que entram séries muitas vezes descompromissadas, para durar uma ou duas temporadas mesmo, com poucos episódios. Algumas dão muito certo, como Prison Break, que entrou no mid season para substituir 24 Horas e acabou fazendo tanto sucesso que foi para o fall season. O midseason geralmente dura de maio a setembro em geral. E no fim do ano, todas as séries entram em intervalo e voltam em janeiro ou fevereiro, é o chamado “hiato” (aqui às vezes estreiam séries novas quando tem esse intervalo no fim do ano).

5- Season Finale: Outro termo bastante usado é esse. Você foi baixar o último episódio de uma série, e lá estava o nome do episódio e escrito bem grande ao lado [SEASON FINALE]. É simples, season finale quer dizer final de temporada, o último episódio da temporada. Curiosamente, o termo é mais usado para escrever, não é muito comum se falar isso.

6- Sitcom: São aquelas comédias tradicionais, com cenários fixos e a plateia (que adiciona as famigeradas risadas de fundo). Há exceções para essa questão da plateia assistindo, como How I Met Your Mother. É tudo feito do jeito tradicional, mas como alguns episódios seguem um estilo diferente do que estamos acostumados, algumas risadas são adicionadas depois, como o programa já editado. Exemplos de sitcoms? Friends e Seinfeld.

7- Spin-Off: Isso é importante saber. Mas é muuuito simples de explicar. Spin-Off são séries que se originaram de outras séries. Na maioria das vezes, é um personagem em especial que ganha uma série só pra ele, e esta é chamada de Spin-Off. Exemplos famosos de spin-offs são Joey, uma série que o engraçadissímo Joey Tribbiani de Friends ganhou, e Fear The Walking Dead, derivada de The Walking Dead.

8- Plot: Um termo não muito usado em conversas sobre séries, mas que você pode ouvir falar ou ler em sites como o Wikipédia e desconhecer o significado. Plot é a história da série ou da temporada, no que ela se baseia, o arco central. Se você ainda não entendeu aí vai o exemplo: O plot da 1ªtemporada de 24 Horas é mais ou menos o seguinte: “A família do agente da CTU Jack Bauer é sequestrada e corre grave perigo e ao mesmo tempo, um atentado contra o candidato a presidente David Palmer é armado. Com isso, Jack precisa salvar Palmer e sua família. E, para piorar, os dois acontecimentos parecem ter uma ligação”. Este é um plot resumidíssimo, mas um plot completo fala de outros personagens, o que eles farão na série, quem é o mocinho e quem é o vilão e etc.

9- Cliffhanger: Conhecido popularmente como “gancho”, cliffhanger é aquele final de episódio que te deixa louco para ver o próximo. Séries como 24 Horas e Lost eram mestres em fazer cliffhangers que fazem a espera de 1 semana pelo próximo episódio simplesmente torturante. O pior é quando a temporada acaba em clima de mistério e temos que esperar meses para ver como continua, por exemplo, em The Walking Dead que ficamos morrendo de curiosidade para saber quem foi a vítima do Negan e Lucille.

10- Spoiler: Essa palavra é de todas, a mais importante para um fã de séries saber. Spoiler é qualquer informação sobre algo que ainda não foi exibido na TV, e não digo boatos do que possa acontecer, mas sim confirmações. Ou simplesmente você contar pra pessoa que ainda não viu o episódio o que aconteceu.

Fonte: Comentando Séries

Comente aí, qual a sua série favorita?

Comentários

Veja outras postagens dos nossos parceiros:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *