You are currently viewing 5 mulheres que mudaram o mundo da tecnologia

5 mulheres que mudaram o mundo da tecnologia

“As meninas são capazes de fazer tudo o que os homens fazem. Às vezes, elas têm mais imaginação que eles”.

Katherine Johnson, matemática da NASA

Katherine Johnson foi uma das mulheres que mudaram o mundo com contribuições extraordinárias para o campo da STEM, um sistema de aprendizado científico que agrupa disciplinas educacionais em ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

A análise da sua trajetória como matemática da NASA foi crucial para o sucesso do primeiro voo espacial dos EUA. 

Seus complexos cálculos manuais também foram críticos em futuras missões espaciais, incluindo o primeiro americano em órbita, John Glenn. 

Katherine executou manualmente os números programados no computador da NASA para o voo, a pedido de Glenn, que disse “se ela diz que eles estão bons… então estou pronto para ir”. 

Aos 97 anos, ela foi premiada com a Medalha Presidencial da Liberdade, a maior honra civil dos Estados Unidos, pelo presidente Barack Obama.

Você pode gostar também: Grandes invenções criadas por mulheres

Ada Lovelace: a primeira programadora de computador do mundo

Ada era filha do poeta romântico, Lord Byron, e sua esposa, Anna Isabella-Byron. 

Seu talento matemático brilhou em sua infância, e suas habilidades e interesse em máquinas levaram a uma relação de trabalho com Charles Babbage. 

Babbage foi o inventor da “Máquina Analítica”, um dispositivo complicado que nunca foi realmente criado, mas se assemelhava aos elementos de um computador moderno. 

Como resultado de seu trabalho no projeto, Ada é muitas vezes referida como a “primeira programadora de computador do mundo”. 

Foram as notas de Lovelace sobre a Máquina Analítica que Alan Turing usou como forma de inspiração para seu trabalho no primeiro computador moderno na década de 1940.

Grace Hopper: A estimada cientista da computação

Inegavelmente famosa no mundo da tecnologia, a contra-almirante Grace M. Hopper foi uma estimada cientista da computação e uma das primeiras programadoras de computador a trabalhar no Harvard Mark I.

Seu trabalho levou ao desenvolvimento do COBOL, uma linguagem de programação antiga que ainda usamos até hoje.

Em 1947, ela gravou o primeiro bug de computador real do mundo, e também é dito que ela cunhou a frase: “muitas vezes é mais fácil pedir perdão do que pedir permissão”.

Hedy Lamarr: A Inventora do Wi-Fi

Hedy foi uma inventora autodidata e atriz de cinema, que recebeu uma patente em 1942 por seu “sistema de comunicação secreto”, projetado com a ajuda do compositor George Antheil.

Esse sistema de salto de frequência foi concebido como uma maneira de desviar torpedos guiados por rádio durante a guerra, mas a ideia acabou inspirando a tecnologia Wi-Fi, GPS e Bluetooth comumente usada hoje.

Annie Easley: A cientista de foguetes da NASA

Annie era uma cientista de foguetes da NASA e pioneira em diversidade de gênero e raça em STEM.

Quando contratada, ela era uma das quatro funcionárias negras do Laboratório.

34 anos depois, ela contribuiu para vários programas como cientista da computação, inspirou muitos por meio de sua participação entusiástica em programas de extensão e quebrou barreiras como conselheira de oportunidades iguais de emprego.

O trabalho vital de Easley no projeto do foguete Centaur enquanto estava na NASA lançou as bases para lançamentos de ônibus espaciais no futuro.

Inscreva-se em nosso canal no YouTube! É só clicar aqui.

Winne Mariana

Roteirista do Canal "Sabia Dessa?"

Deixe um comentário