You are currently viewing Como surgiu o Dia da Mentira?

Como surgiu o Dia da Mentira?

O Dia da Mentira, também conhecido como Dia das bobos, é uma data comemorativa celebrada em vários países do mundo no dia 1º de abril. 

A origem dessa tradição é incerta e envolta em mistérios, mas existem algumas teorias a respeito.

Uma das mais populares é que o Dia da Mentira surgiu na França, no século XVI, quando o calendário gregoriano foi adotado pelo rei Carlos IX. 

Antes dessa mudança, o ano novo era celebrado no dia 25 de março e durava até o dia 1º de abril. 

Com a nova calendarização, o ano novo passou a ser comemorado no dia 1º de janeiro, mas muitas pessoas ainda continuaram a celebrá-lo no dia antigo, em 1º de abril. 

Essas pessoas eram chamadas de “bobos de abril” e sofriam brincadeiras e trotes dos demais, que enviavam presentes estranhos e faziam convites falsos.

Outra versão aponta que a origem da data pode estar relacionada a uma antiga tradição romana, conhecida como Hilaria, que era celebrada no fim de março. 

Durante essa festividade, as pessoas faziam piadas e brincadeiras para comemorar o início da primavera.

Você pode gostar: Como surgiu o dia das mães?

Há ainda outras teorias que apontam a origem do Dia da Mentira em outros países, como a Índia, onde a data é celebrada no dia 31 de março, e a Escócia, onde as brincadeiras são feitas durante todo o dia e os alvos são chamados de “April Gowk”, que significa “tolo de abril” em escocês.

Independentemente da origem exata, o fato é que o Dia da Mentira se tornou uma tradição mundialmente conhecida, e as brincadeiras e trotes são uma forma divertida de celebrar a data. 

No entanto, é importante lembrar que essas brincadeiras devem ser feitas de forma respeitosa e sem prejudicar ou ofender outras pessoas.

Siga nosso perfil no Instagram: @CanalSabiaDessa

Winne Mariana

Roteirista do Canal "Sabia Dessa?"

Deixe um comentário